28 de março de 2010

Páscoa

HISTÓRIA, LENDAS E VERDADES SOBRE A PÁSCOA.
            Páscoa,
            Festa anual dos judeus, em comemoração à libertação do cativeiro no Egito.
            Festa dos cristãos em comemoração à ressurreição de Jesus Cristo.
            A primeira significação da Páscoa conta um pouco da história do povo judeu. "Páscoa" vem de uma palavra hebraica que significa "Passagem". Daí, a Páscoa foi uma festa ordenada por Deus para comemorar a saída do povo hebreu do Egito. Essa civilização passou 400 anos no cativeiro, sofrendo e sendo maltratada com trabalhos forçados. Porém, Deus através de Moisés, libertou seu povo, fazendo-o passar da escravidão para a liberdade. Assim a páscoa para eles, lembra essa libertação, essa passagem para uma vida melhor.
            A segunda significação vem do povo cristão, que também comemora a Páscoa. Por quê?
            A grande verdade é que Cristo morreu justamente na comemoração da Páscoa hebraica. Além disso, ressuscitou no primeiro dia da semana: o domingo de Páscoa. Assim, como os hebreus passaram do cativeiro para a liberdade, a Páscoa cristã comemora a passagem da morte para a vida em Cristo.
            Foi no ano de 325, no Concílio de Nicéia, que ficou decidido que a Páscoa, por ser uma festa móvel, seria comemorada no domingo que se seguisse a primeira lua cheia do outono, ou seja, a data mais avançada em que possa cair a Páscoa é em meados de abril.

Com todas essas explicações, fica-nos a pergunta: o que ovos e coelhos tem a ver com a comemoração tão grandiosa que é a Páscoa?

Encontrei na Net sem indicação do autor, se for de alguém é só avisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim.